



Neurônio motor observar o núcleo vesiculoso com cromatina frouxa e nucléolo evidente, citoplasma abundante com corpúsculos de Nissl (pequenas manchas roxas).
Neurônio com estruturas
Neurônio com pontos de melanina.
Vejamos agora as células da Glia:
Astrócito
A micróglia, aqui demonstrada pela impregnação argêntica de Rio Hortega, mostra prolongamentos que saem dos polos do núcleo e se ramificam de forma dicotômica. Estas formas, observadas em hipocampo de coelho, são de micróglia em repouso.

Micróglia

Fotos microscópicas retiradas do site:http://www.fcm.unicamp.br/deptos/anatomia/taneutecnervnl.html




A Fibra nervosa é a associação de um axônio e uma bainha de mielina que o envolve. Existem dois tipos de fibra nervosa a mielínica porque existe axônio mais bainha de mielina. Fibra nervosa amielínica uma dobra so sem formae a bainha de mielina.
A célula de Schwann e o oligodendrócito também forma fibra nervosa amielínica. O nódulo de Ranvier é uma região da fibra nervosa que não tem a bainha de mielina. O Nódulo de Ranvier é por onde passa as informações elétricas.
A figura a seguir mostra a células de Schwann (seu núcleo), o axônio, as fibras nervosas mielinicas e os dendritos.


A seguir veja a sequencia de como age a bomba de Na e K. e produção de ATP.

Acesse o link para ver a animação:www.octopus.furg.br/ensino/anima/atpase/NaKATPase.html
Quando em repouso a membrana da célula nervosa é praticamente impermeável ao sódio, impedindo que esse íon se mova a favor de seu gradiente de concentração (de fora para dentro); porém, é muito permeável ao potássio, que, favorecido pelo gradiente de concentração e pela permeabilidade da membrana, se difunde livremente para o meio extracelular. Assim quando abre os canais de voltagem o sódio entra rapidamente, pois ele esta em alta quantidade, depois o canal se abre novamente para sair o potássio, ocorrendo ai uma inversão da polaridade chamada de despolarização da membrana, quando abre um canal abre todos. Assim a polarização tem que voltar ao normal então entra o funcionamento da bomba de sódio e potássio que bombeia o sódio para fora. Todo este processo ocorre em fração de segundos.

Os neurotransmissores são compostos químicos especiais que ligam o neurônio pré-sináptico ao neurônio pos-sinaptico do órgão efetor, este incluem a acetilcolina, a dopamina, a noradrenalina, o ácido y-aminobutiríco, a serotonina, a histamina, a glicina, e o glutamato. Apesar da diversidade dos compostos, o neurônio empega caracteristicamente apenas uma substancia neurotransmissora para realizar as suas funções.

Sinais dos neurotransmissores:



diencéfalo
mesencéfalo
Metencéfalo
Miélencéfalo
Um corte da Medula Espinhal mostrando alguns de seus componentes:



A seguir podemos ver onde cada nervo craniano e espinhal age, em quais locais do corpo eles fazem efeitos. Estes são de grande importãncia para o funcionamento perfeito dos músculos e vísceras.

nervos cranianos

nervos espinhais
Forma o sistema reticular ativador que proporciona o estado de alerta do animal, e uma lesão nesta área proporciona o coma. E o núcleo rubro, que faz o controle dos movimentos voluntários.
Cerebelo: responsável pelo equilíbrio do animal e tonicidade muscular situa-se na superfície dorsal do tronco, e revestida por substancia cinzenta, as superfícies apresentam sulcos.
Cérebro: E a união entre os hemisférios-corpo caloso, núcleos de substancia branca revestida por substancia cinzenta, possui meninges que são:
Dura-máter, aracnóide, pia-máter composto pelo espaço epidural que e entre as vértebras dura-máter, o espaço subdural que e entre a Dura-máter e a aracnóide e o espaço subaracnóideo que e entre a aracnóide e a pia-máter.
Telencéfalo: divide-se em lóbulos lobos frontais, que e responsável pelas atividades intelectuais e aprendizagem, reações motoras finas e precisas. Lobo parietal, informações sensitivas como dor, propiocepçao, toque. Lobos occipitais, responsáveis pela visão lobo temporal que e responsável pela audição, localização do som, sistema límbico que são os instintos sexual e maternal.
Núcleos de base: que são corpos de neurônios localizados abaixo do córtex, contribuem para tônus muscular e controle da atividade motora voluntária, possui quatro núcleos caudados, lentiforme, claustro, amidalóide.
Rinencéfalo: e composto pelo bulbo olfatório e um par de nervos olfatório.
Diencéfalo: e composto pelo hipotálamo, tálamo, e epitálamo.
O hipotálamo e responsável pelo controle do sistema nervoso autônomo e de todo o organismo, pelo apetite, sede, temperatura e sono e comportamento. A hipófise controle endócrino. Tálamo, informações sensitivas. E possuem dois pares de nervo óptico.
Liquor:Liquido cérebro espinhal, circula entre os ventrículos e no espaço subaracnóideo, e produzido no plexo –coróide e responsável pela proteção do sistema nervoso central.
Barreira Hematoencefálica: função: protege e controla o ambiente do neurônio. Possui permeabilidade diretamente proporcional a lipossolubilidade, e impermeável a macromoléculas.


No esquema a seguir temos a formação das vesículas cerebrais primitivas, o crescimento desigual da zona do manto causa o espessamento das paredes laterais da medula enquanto o teto e o assoalho continuam delgados, formando as lâminas do teto e do assoalho.
Os prolongamentos das células unem-se formando os nervos espinhais, que são 12 e se formam durante a 5° e 6° semana.
Desenho esquemático mostrando a localização dos doze pares de nervos em um embrião de cinco semanas (A) e em um adulto (B).
A seguir algumas fotos de lâminas em microscópio demontrando os cortes histológicos das vesículas cerebrais.
Pode-se observar as vesículas encefálicas e suas estruturas relacionadas: Foice do cerebro (H), parede do telencéfalo (T), parede do diencéfalo (D), 3°Ventrículo (V), Infundíbulo (I). Vesículas Cerebrais (VC)
Nesta lamina mostra claramente o diencéfalo e a bolsa de Rathke
Nesta figura observa-se claramente a parede do Rombencéfalo, o mielencéfalo, o Rombencéfalo e a bolsa de Rathke.
Nas figuras a seguir iremos mosrar a diferença entre o cérebro e celulas nervosas de mamíferos e anfíbios.
cérebro de mamífero
cérebro de anfíbio
Curiosidade: Nos anfíbios existem apenas 10 pares de nervos cranianos!!!
Células nervosas mamífero.

Células nervosas de anfíbio.