quinta-feira, 17 de maio de 2007

****!!!!Tecido Nervoso!!!!****

Tecido nervoso está distribuído por todo o organismo, estado ainda associado á maioria dos tecidos. A unidade anatômica do tecido nervoso é o neurônio. Os neurônios estão adaptados para realizar um espectro limitado de funções interativas, receber e transmitir impulsos. Os neurônios recebem estímulos do ambiente externo(exterocepção) e do ambiente interno(interocepção). A partir daí eles integram e associam a informação para os efetores do corpo, o músculo e as glândulas. O contato íntimo entre os neurônios e as fibras nervosas é realizado através de regiões funcionais chamadas sinapses. Os neurônios e a neuroglia formam o tecido nervoso.
Neurônios
Estes são as unidades funcionais, morfológicas e trófica do sistema nervoso. Um neurônio ou célula nervosa consiste em corpo celular, e um número variável de prolongamentos celulares, estes prolongamentos são chamados de axônio e dendritos, e o pericário é a parte do corpo celular que envolve o núcleo.



Os neurônios de condução são os neurônios de transmissão são a maioria dos tipos neuronais e também são os neurônios que apenas secretam os neurotransmissores nas sinapses. Dentro desta classificação estão os neurônios multipolares, que tem vários dendritos, os neurônios bipolares, que possuem um dendrito principal e um axônio, os prolongamentos estão localizados em pólos opostos do corpo celular, estas são confinadas a regiões de sensações viscerais e somáticas especiais, o neurônio unipolar verdadeiro tem apenas um axônio e geralmente esta restrito, quanto a sua distribuição, ao sistema embrionário, os neurônios pseudounipolares tem um axônio e um dendrito que se fundem próximo ao corpo celular, mas se separam a uma certa distancia do corpo celular, estes são neurônios típicos de gânglios craniais e espinhais.








Os neurônios neurossecretores são células especializadas que sintetizam substâncias neurossecretoras transportam estes produtos ao longo de seus axônios e finalmente liberam essas substâncias no sangue.
As células da glia tem função na embriologia responsável pelo transporte de neurônios e no adulto e importante na defesa e isolamentos elétricos e reparação sustentação e nutrição do neurônio, as células da glia fixam ao redor do neurônio deixando espaço para as sinapses.
Existem 4 células da glia, estas são muito importantes para o funcionamento do sistema nervoso. São elas:
Oligodendrócito: é proveniente do tubo neural, sua função é de formar bainha de mielina. Os prolongamentos se enrolam no axônio. A bainha de mielina e feita pelo enrolar dos prolongamentos, e constituída de membrana plasmática ou lipoprotéica.
Astrócito: o prolongamento dele vai até o vaso sanguíneo, serve de porteiro no capilar para que não entre substancias nocivas no sistema nervoso. Sua função, cria um compartimento especializado dentro do sistema nervoso para o bom funcionamento do mesmo. Remove o excesso de neurotransmissores e participa da cicatrização do tecido nervoso, chamado de glioma, região rica em astrócito.
Micróglia: esta célula vem do monócito do sangue, não tem origem nervosa.sua função e de defesa celular, através da fagocitose, tem origem mesodermica.
Célula ependimária: tem origem no túbulo neural, sua função e reveste o canal central, revestir os ventrículos e produz o líquido encéfalo raquidiano, vem da chamada zona germinativa.


A Fibra nervosa é a associação de um axônio e uma bainha de mielina que o envolve. Existem dois tipos de fibra nervosa a mielínica porque existe axônio mais bainha de mielina. Fibra nervosa amielínica uma dobra so sem formae a bainha de mielina.
A célula de Schwann e o oligodendrócito também forma fibra nervosa amielínica. O nódulo de Ranvier é uma região da fibra nervosa que não tem a bainha de mielina. O Nódulo de Ranvier é por onde passa as informações elétricas.

A figura a seguir mostra a células de Schwann (seu núcleo), o axônio, as fibras nervosas mielinicas e os dendritos.


O impulso nervoso A rede comunicação do sistema nervoso e através dos circuitos neurais que estarão conectados por sinapse, os neurônios se comunicam um com os outros por potenciais de ação propagados ao longo dos axônios, os potenciais de ação passam de um neurônio ao outro por transmissão sináptica. A bomba de sódio e potássio, que bombeia ativamente o sódio para fora, enquanto o potássio é bombeado ativamente para dentro.Porém esse bombeamento não é eqüitativo: para cada três íons sódio bombeados para o líquido extracelular, apenas dois íons potássio são bombeados para o líquido intracelular.




A seguir veja a sequencia de como age a bomba de Na e K. e produção de ATP.








Acesse o link para ver a animação:www.octopus.furg.br/ensino/anima/atpase/NaKATPase.html


Quando em repouso a membrana da célula nervosa é praticamente impermeável ao sódio, impedindo que esse íon se mova a favor de seu gradiente de concentração (de fora para dentro); porém, é muito permeável ao potássio, que, favorecido pelo gradiente de concentração e pela permeabilidade da membrana, se difunde livremente para o meio extracelular. Assim quando abre os canais de voltagem o sódio entra rapidamente, pois ele esta em alta quantidade, depois o canal se abre novamente para sair o potássio, ocorrendo ai uma inversão da polaridade chamada de despolarização da membrana, quando abre um canal abre todos. Assim a polarização tem que voltar ao normal então entra o funcionamento da bomba de sódio e potássio que bombeia o sódio para fora. Todo este processo ocorre em fração de segundos.








Os neurotransmissores são compostos químicos especiais que ligam o neurônio pré-sináptico ao neurônio pos-sinaptico do órgão efetor, este incluem a acetilcolina, a dopamina, a noradrenalina, o ácido y-aminobutiríco, a serotonina, a histamina, a glicina, e o glutamato. Apesar da diversidade dos compostos, o neurônio empega caracteristicamente apenas uma substancia neurotransmissora para realizar as suas funções.





Sinais dos neurotransmissores:



Nenhum comentário: