quinta-feira, 17 de maio de 2007

****!!!Sistema Nervoso!!!****



Conceitos; conjunto de órgãos periféricos encarregados de captar estímulos externos e internos e conduzi-los através do organismo ate os órgãos centrais, e responsáveis pela integração ao ambiente e regulação das funções orgânicas.
o neurônio e a base morfológica e funcional do sistema nervoso.
Neurônios sensitivos (aferente) – e responsável em conduzir estímulos ate o sistema nervoso central.
Neurônios motores (eferentes) – responsáveis em conduzir estímulos do sistema nervoso central ao órgão efetor
Neurônio de associação – estabelece a comunicação entre diversos segmentos do corpo coordenam as atividades do sistema nervoso.
O sistema nervoso e composto por substancia branca e substancia cinzenta , a substancia branca e composta por : axônios de neurônios mielinizados (tratos) e a substancia cinzenta ; e composta por corpos de neurônios que são : Núcleos e Gânglios.


Divisão funcional do sistema nervoso
Sistema nervoso somático :é a integração do animal ao ambiente , podendo ser; aferente e eferente, o aferente capta estímulos ao ambiente, e o eferente transporta as respostas para os músculos estriados esqueléticos .
Sistema nervoso autônomo: e a inervação das vísceras podendo ser aferente e eferente o eferente e dividido em : simpático e parassimpático.

Sistema nervoso central

E composto por Medula espinhal, Encéfalo, Cerebelo, Cérebro, Telencéfalo, Riencefalo, Diencéfalo, Liquor, Barreira Hematoencefálica.

Medula espinhal; esta alojada no canal vertebral na transição occipto-atlantica , a medula espinhal e composta pela intumescências cervical e lombar,quedao origem dos nervos epinhais para menbros torácicos e pelvinos.
Cone medular, cauda eqüina, substancia branca (mielina) que envolve a substancia cinzenta que são os corpos dos neurônios.

Encéfalo; e composto pelo tronco encefálico que contem:
Bulbo, que e a porção caudal do encéfalo e o cerebelo cobre a face dorsal responsável pelo controle da respiração, pressão sanguínea e batimentos cardíacos.
Ponte , que e cranial ao bulbo e caudal ao mesencéfalo, penetra no cerebelo
Mesencéfalo ou istimo:

Forma o sistema reticular ativador que proporciona o estado de alerta do animal, e uma lesão nesta área proporciona o coma. E o núcleo rubro, que faz o controle dos movimentos voluntários.

Cerebelo: responsável pelo equilíbrio do animal e tonicidade muscular situa-se na superfície dorsal do tronco, e revestida por substancia cinzenta, as superfícies apresentam sulcos.
Cérebro: E a união entre os hemisférios-corpo caloso, núcleos de substancia branca revestida por substancia cinzenta, possui meninges que são:
Dura-máter, aracnóide, pia-máter composto pelo espaço epidural que e entre as vértebras dura-máter, o espaço subdural que e entre a Dura-máter e a aracnóide e o espaço subaracnóideo que e entre a aracnóide e a pia-máter.

Telencéfalo: divide-se em lóbulos lobos frontais, que e responsável pelas atividades intelectuais e aprendizagem, reações motoras finas e precisas. Lobo parietal, informações sensitivas como dor, propiocepçao, toque. Lobos occipitais, responsáveis pela visão lobo temporal que e responsável pela audição, localização do som, sistema límbico que são os instintos sexual e maternal.

Núcleos de base: que são corpos de neurônios localizados abaixo do córtex, contribuem para tônus muscular e controle da atividade motora voluntária, possui quatro núcleos caudados, lentiforme, claustro, amidalóide.

Rinencéfalo: e composto pelo bulbo olfatório e um par de nervos olfatório.

Diencéfalo: e composto pelo hipotálamo, tálamo, e epitálamo.
O hipotálamo e responsável pelo controle do sistema nervoso autônomo e de todo o organismo, pelo apetite, sede, temperatura e sono e comportamento. A hipófise controle endócrino. Tálamo, informações sensitivas. E possuem dois pares de nervo óptico.

Liquor:Liquido cérebro espinhal, circula entre os ventrículos e no espaço subaracnóideo, e produzido no plexo –coróide e responsável pela proteção do sistema nervoso central.

Barreira Hematoencefálica: função: protege e controla o ambiente do neurônio. Possui permeabilidade diretamente proporcional a lipossolubilidade, e impermeável a macromoléculas.

Sistema nervoso periférico

E composto por nervos, Nervos espinhais, Gânglios e terminações e Sistema nervoso autônomo.
Nervos, que são cordões de fibras nervosas que unem o sistema nervoso central a órgãos periféricos, possuem fibras organizadas em feixes e unidas por tecido conjuntivo. E composto por doze pares de nervos cranianos:
1. Olfatorio
2. Óptico
3. Oclomotor
4. Troclear
5. Trigêmeo
6. Abducente
7. Facial
8. Vestibulococlear
9. Glossofaríngeo
10. vago
11. Acessório
12. Hipoglosso


Nervos espinhais; se originam na medula espinhal se se classificam em: cervicais, torácicos, lombares sacrais, coccigeos.Possuem raízes dorsais(sensitivas )-eferente, e raízes ventrais (motoras )- eferentes

Gânglios e terminações:
Gânglio-e o acúmulo de corpos de neurônios fora do sistema nervoso central.
Terminações nervosas-e composta por fibras motoras­- placa motora ,e fibras sensitivas- recebem estímulos físicos e químicos .

Sistema nervoso autônomo; responsável pela manutenção do meio interno e composto pelo sistema nervoso visceral que e dividido em aferente e eferente= em simpático e parassimpático. Em neurônios pré e pos ganglionares.
Sistema nervoso Simpático, e formado pelo tronco simpático, por glândulas sudoríparas e músculo liso, vísceras torácicas e abdominais. E pelo sistema adrenégico que são pré = acetilcolina e pos = noradrenalina.
Sistema nervoso autônomo parassinpatico, sua função e cardiovascular, digestão e excreção. Possui fluxo cranial do nervo vago, oculomotor, facial,e glossofaríngeo , e o fluxo sacral , que pertence o sistema urinário, reprodutor, colon e reto.











Nenhum comentário: