terça-feira, 15 de maio de 2007

...Continução da ****Embriologia do Sistema Nervoso!!!****


Ainda comentando sobre a embriologia do diencéfalo, temos na sexta semana de desenvolvimento o teto diencefálico ficando mais espesso, e na setima semana, ele se evagia para formar uma glândula endócrina, uma das mais importantes glândulas do sistema endócrino, a chamada glândula pineal. E ainda temos no diencéfalo o desenvolvimento da neuro-hipófise que se liga ao hipotálamo através do infundíbulo e a outra porção da hipófise, denominada adeno-hipófise origina-se de uma invaginação do teto do estomodeu, chamada de bolsa de Rathke.


O Mesencéfalo, a partir do desenvolvimento do tubo neural, esta vesícula encefálica se estreita e da origem a um estreito canal chamado aqueduto mesencefálico que faz ligação entre o terceiro e quarto ventrículo. De cada placa alar mesencefálica, migram neuroblastos, em direção ao teto da vesícula, que originam grupamentos neuronais (nucleos nervosos) que sao denominados de colículos. Formam-se quatro grupamentos: dois superiores ou anteriores(colículos superiores que tem relação com os reflexos visuais) e os inferiores ou posteriores(colículos posteriores ou infeiores, que se relacionam com reflexos auditivos).

O mesencéfalo é o única vesícula que não se subdivide com o desenvolvimento, como as demais.


O Rombencéfalo, este divide-se em duas vesículas na 5° semana, se divide em: Metencéfalo e Mielencéfalo.

Do desenvolvimento doMetencéfalo surge a estrutura aboriforme do sistema nervoso central, o conhecido cerebelo. Durante o desenvolvimento do cerebelo temos também o aparecimento de várias estruturas importantes, como a ponte(tronco cerebral ou protuberância), e a medula oblonga (bulbo) que ultrapassa a metade rostral do quarto ventrículo.

No tubo neural se forma inicialmente as camadas ependimária (mais interna), do manto (intermediária) e marginal (mais externa), os neuroblastos do manto migram para a camada mais externa e estruturam um córtex cerebelar de substância cinzenta constituído de três camadas (a Molecular, a de Purkinje e a Granulosa). O mesênquima que circunda o tubo neural origina as meninges, pia-máter(mais interna), aracnóide(intermediária) e dura-mater(mais externa).

Ao cerebelo compete a função de coordenação dos movimento e da postura do indivíduo (equilíbrio).

A ponte é uma via para as fibras nervosas entre a medula nervosa e as regiões corticais do cerebelo e do cérebro.

As placas alares metencefálicas originam núcleos nervosos sensitivos (aferente somático, aferente visceral especial, e aferente visceral geral).

Os núcleos nervosos motores (eferente somático, eferente visceral especial, e eferente visceral geral) derivam das placas basais.


O Mielencéfalo é a vesícula contínua com a porção do tubo neural que origina a medula nervosa.

Das placas basais, derivam núcleos nervosos eferentes motores; das alares, os núcleos nervosos aferentes sensitivos.

Os nervos que fazem uma conexão com o encéfalo são denominados nervos cranianos. Uma grande parte destes nervos estão ligados ao tronco encefálico, no total são doze. São os seguintes:

1° par - nervo olfatório (sensitivo de origem telencefálica);

2° par - nervo óptico (sensitivo de origem diencefálica);

3° par - nervo oculomotor (motor de origem mesencefálica);

4° par - nervo trigêmeo (sensitivo e motor de origem metencefálica);

5° par - nervo abducente (motor de origem metencefálica);

6° par - nervo facial (motor, sensitivo e autônomo, de origem na junção metecéfalo/mielencéfalo);

7° par - nervo vestíbulo-coclear ou auditivo (sensitivo de origem na junção metencéfalo/mielencéfalo);

8° par - nervo glossofaríngeo (sensitivo, motor de origem na junção metencéfalo/mielencéfalo);

9° par - nervo vago (sensitivo,motor e autônomo, de origem no mielencéfalo);

10° par - nervo acessório (motor e autônomo, de origem no mielencéfalo e medula nervosa);

11° par - nervo hipoglosso (motor de origem mielencefálica);

12° par - nervo troclear (sensitivo e motor de origem metencefálica).

Todos estes nervos são muito importantes ja que cada um tem sua função específica dentro do corpo.


O Sistema Nervoso Periférico, este é constituído de gânglios nervosos e de nervos, origina-se da crista neural as celulas de Schwann que formam a bainha de mielina no SNPao se enrolarem em torno do axônio. O Sistema Nervoso Autônomo (SNA) se relaciona com as fibras musculares lisas, com ritmo cardíaco e a secreção de algumas glândulas.

O SNA é funcional, constitu de grupos de neurônios situados no SNC, fibras nervosas que saem do SNC através dos nervos cranianos e espinhais e gânglios nervosos que se encontram no curso destas fibras, quando o primeiro neurônio localiza-se no SNC e estabelece contato sináptico com o segundo neurônio que está localizado em um gânglio do SNA ou no interior de um órgão, este passa a exercer como efetores.

O SNA ainda tem suas divisões em simpático e parassimpático, onde o Simpático os núcleos dos nervos se localizam nas porções torácicas e lombar da medula nervosa, e o Parassimpático os núcleos dos nervos se encontram no encéfalo e na porção sacral da medula espinhal, as suas fibras saem pelos nervos cranianos (oculomotor, facial, glossofaríngeo, e vago) e pelos nervos sacros.

Existe ainda um mediador químico de cada um deles o do Simpático é a Noradrenalina que também é produzida na medula das adrenais, e a do Parassimpático é a Acetilcolina.
BIBLIOGRAFIA DO TEXTO:
ALMEIDA, J.M. Embriologia Veterinária Comparada, cap.XV, Rio de Janeiro, Guanabara Koogan S.A. 1999. p. 128-140.
ALVES, M.S.D.; CRUZ, V.L.B. Embriologia. cap. VI, 8°ed, vol I, Belo Horizonte, UFMG, 2002. p.76-80.

Nenhum comentário: